São Paulo, quinta-feira, 06 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BARUERI

Rapaz foi internado com queimaduras de 3º grau em 80% do corpo

No ônibus, jovem põe fogo em si mesmo e fere sete

SIMONE HARNIK
DA REPORTAGEM LOCAL

Um rapaz ainda não identificado, com idade estimada entre 18 e 20 anos, ateou fogo em si mesmo dentro de um ônibus em Barueri, na Grande São Paulo. Na confusão, outras sete pessoas foram feridas. O veículo transportava cerca de 15 pessoas no horário.
Quatro passageiros com ferimentos de maior gravidade foram internados no Hospital Geral de Vila Penteado, zona norte de São Paulo. Dois foram liberados no fim da tarde e dois continuam em observação. As outras três pessoas foram atendidas e rapidamente liberadas.
A polícia trata o caso como tentativa de suicídio. O jovem, com queimaduras de terceiro grau em 80% do corpo, foi levado imediatamente para o Hospital das Clínicas e, até o fechamento desta edição, continuava internado em estado gravíssimo.
Eram cerca de 6h50 quando o jovem, segundo uma testemunha ouvida pela polícia, chacoalhou um frasco e jogou combustível no próprio corpo. Ele havia subido no veículo minutos antes pela porta traseira -pela qual os passageiros costumam desembarcar.
"O rapaz entrou sorrateiramente e passou sem que o cobrador pudesse notar", afirma o delegado Helio Bressan, do 1º DP de Barueri, com base no relato de testemunhas. O jovem carregava em uma mão uma sacola de pães, que ia comendo, e, na outra, o frasco com o combustível.
Uma adolescente de 17 anos estava no ônibus e viu o rapaz. "Ele era moreno, parecia novo e vestia bermuda, tênis e uma blusa escura. Estava até arrumado, mas tinha os braços sujos", diz. "De repente, ele ficou parecendo uma bola de fogo no meio do corredor do ônibus", relatou.
A garota havia acabado de pagar a passagem e passar pela catraca quando o jovem acendeu o fogo. "Ele estava no último banco e foi indo para a frente do ônibus. Aí, as mulheres que sentavam perto ficaram queimadas e tentaram fugir em pânico", disse. A adolescente saiu levemente ferida.
Dentro do ônibus, os policiais que cuidaram do incidente encontraram um isqueiro -com o qual, possivelmente, o rapaz acendeu o fogo. O incidente aconteceu perto do Terminal Rodoferroviário, no centro de Barueri. A perícia aponta que o combustível usado foi gasolina, transportada em um frasco plástico de óleo combustível. Segundo relatos, não houve explosão, somente um barulho seco.
O delegado Helio Bressan, do 1º DP de Barueri, já abriu inquérito sobre o caso. "Um perito já recolheu amostras do tecido, para tentar identificar as digitais. Há muita dificuldade por conta do tamanho das queimaduras."
O ônibus pertence à linha São Luís-Centro, da empresa Benfica. De acordo com Leonel Gomide, gerente operacional, o dano material foi pequeno. O interior do veículo ficou chamuscado e com dois acentos rasgados.


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Sob suspeita: Rapaz morre na carceragem da Polícia Federal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.