São Paulo, sexta-feira, 06 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na mata, militares encontram as duas turbinas do Boeing da Gol

DO ENVIADO A NOVO PROGRESSO

Homens do Exército e da Aeronáutica localizaram as duas turbinas do Boeing-737/800 da Gol que caiu sete dias atrás no extremo norte de Mato Grosso, em meio a uma região densa da floresta amazônica.
A Aeronáutica, no entanto, ainda não sabe se terá de retirar os motores da selva.
Em princípio, as duas turbinas serão fotografadas, filmadas e examinadas em solo.
Todo o material será encaminhado à comissão que investiga o acidente, que avaliará a necessidade ou não de mais informações ou da retirada dos motores da mata.
Ao analisar as turbinas será possível aos técnicos verificar em qual potência estava o motor da aeronave no momento exato do choque com o solo. Por exemplo: se o motor, ao colidir com o chão, estava parado, a deformação nas palhetas da turbina atenderá a um padrão. Se, ao tocar o solo, elas estavam em alta rotação, a deformação da turbina terá outro. De acordo com o brigadeiro Jorge Kersul Filho, que coordena as Forças Armadas no local da tragédia, as turbinas são importantes na investigação do acidente.
Ontem, em entrevista na base aérea da serra do Cachimbo, em Novo Progresso (extremo sul do Pará), Kersul admitiu que os problemas de comunicação com os homens que atuam nas buscas na selva são o principal "gargalo" até agora na operação da Aeronáutica.
Árvores de até 40 metros de altura muitas vezes têm impedido a utilização de telefones por satélite.
Apesar disso, o coordenador da ação não quer contar com o auxílio de índios caiapós, que são moradores na região, na busca das vítimas.
"A principal ajuda que os índios poderiam nos dar no momento é não nos atrapalhar. O meu pedido é esse: se eles querem nos ajudar, que deixem os profissionais [militares] trabalharem", afirmou o brigadeiro, que descartou pedir ajuda aos indígenas. "Nós não vamos pedir [auxílio aos caiapós]. Não gostaríamos que partisse deles a iniciativa [de sair em busca dos corpos]."
(EDUARDO SCOLESE)


Texto Anterior: Oficial nega ter havido falhas nos radares ou em centros de controle
Próximo Texto: Vôo 1907/Vítimas: Nove corpos de vítimas são identificados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.