São Paulo, sexta-feira, 06 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Repórter americano ameaçou criar uma crise diplomática

FÁBIO AMATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Incomodado com a necessidade de pernoitar em uma base militar no meio da floresta amazônica e com a falta de contato com seus familiares e autoridades americanas, o colunista do jornal "The New York Times" e um dos sobreviventes do choque entre o Legacy e o Boeing da Gol, Joe Sharkey, ameaçou causar um "incidente diplomático" entre o Brasil e os Estados Unidos.
A Folha apurou que Sharkey sentiu que seus "direitos de cidadão norte-americano" haviam sido desrespeitados por militares brasileiros quando o grupo se encontrava na base localizada na serra do Cachimbo, no sul do Estado do Pará, local onde o jatinho Legacy pousou na sexta-feira passada depois de se chocar no ar com a aeronave da Gol.
O principal motivo das reclamações do jornalista foi o fato de ter sido obrigado a dormir na base militar. Sharkey desejava deixar o local ainda no dia do acidente.
A FAB (Força Aérea Brasileira) tentou disponibilizar uma aeronave para levar os passageiros do Legacy para outro lugar, mas isso não foi possível porque todos os esforços estavam concentrados nas buscas pelo Boeing.
Também deixou o jornalista irritado a falta de mobilidade do grupo dentro da base militar -ele e os outros passageiros foram orientados a ficar dentro do alojamento.

Poucos telefonemas
Foi ainda motivo de reclamações a limitação de acesso aos telefones do local.
Os passageiros do Legacy puderam somente utilizar o telefone algumas vezes. No entanto, foi permitido a eles que enviassem e-mails aos parentes enquanto estiveram na serra do Cachimbo.
O acesso aos telefones teria sido limitado também devido à prioridade dada naquele momento às operações de busca do avião da Gol.
Não há sinal que permita o uso de telefones celulares no local onde ocorreu o acidente.


Texto Anterior: Resgate de corpos fica cada vez mais difícil
Próximo Texto: Inquéritos sobre o acidente serão separados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.