São Paulo, sábado, 06 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Justiça mantém veto a lápis no Enem

Pedido do Ministério Público Federal para que alunos pudessem usar lápis, borracha, apontador e relógio é negado

O Inep informou que, para compensar o veto a esse material, foram ampliados os espaços para rascunho na prova

DE BRASÍLIA

Está mantida a proibição ao uso de relógio, lápis, borracha e apontador no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que acontece hoje e amanhã.
A decisão é da Justiça Federal no Espírito Santo, que não atendeu ao pedido de liminar feito pelo MPF (Ministério Público Federal), que queria que esses artigos fossem permitidos.
A juíza Maria Cláudia Allemand, responsável pela decisão, aceitou os argumentos do Inep, instituto responsável pelo exame, segundo o qual a restrição é necessária para evitar fraudes.
Com isso, nos dois dias de prova, os alunos só deverão levar caneta esferográfica preta, documento de identificação original e cartão de confirmação de inscrição.

CONTROLE DO TEMPO
Para controlar o tempo, os aplicadores da prova avisarão a todos os candidatos quando estiver faltando meia hora para o fim da prova.
Todos eles deverão também informar aos participantes do exame que perguntarem as horas em qualquer momento.
No pedido de liminar rejeitado ontem, o MPF argumentava que a impossibilidade de usar lápis e borracha poderia afetar o desempenho dos alunos, prejudicando a realização de cálculos e rascunhos.
O Inep, por outro lado, informou à Justiça que, para compensar o veto ao material, foram ampliados os espaços para rascunho.

"INTERESSE MAIOR"
A juíza entendeu que não há nenhuma ilegalidade na medida tomada pelo instituto, considerada por ela "razoável" para garantir a segurança do exame.
"Sem sombra de dúvida, o interesse maior, que é a plena regularidade do certame, deve prevalecer sobre os interesses dos participantes quanto à utilização dos citados objetos", afirmou a juíza na decisão.
Inscreveram-se no exame deste ano 4,6 milhões de estudantes, o maior número desde que o exame foi criado, em 1998.
As provas acontecerão hoje, das 13h às 17h30, e amanhã, das 13h às 18h30.
Nos dois dias, a orientação do Inep é que os candidatos cheguem aos locais da prova uma hora antes do início do exame. Os portões serão fechados às 12h55.
A previsão é que o gabarito seja divulgado às 18h de terça-feira.


Texto Anterior: Escolas começam a mudar currículo devido ao Enem
Próximo Texto: Foco: Alunos adventistas e judeus terão que esperar o pôr do sol para iniciar prova
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.