São Paulo, Segunda-feira, 06 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Justiça condena policiais por tortura

da Agência Folha, em Maceió



O juiz Paulo Augusto Mendonça condenou nove policiais civis de Alagoas pela tortura e morte do desempregado Hélio Pereira da Silva, preso em abril passado após ser acusado de roubar um garrafa de 600 ml de Coca-Cola.
Três policiais -Josias Gonçalves, Cícero Gabriel e Fernando Tenório- foram acusados de ter espancado Silva na delegacia e tiveram pena de nove anos.
Os outros seis policiais civis foram condenados por omissão, já que teriam presenciado a sessão de tortura. Pegaram pena de um ano e três meses de reclusão.
Todos os policiais foram defendidos pelo advogado Raimundo Palmeira, que alega que a condenação foi irregular. Ele disse que vai requerer a anulação da sentença ao Tribunal de Justiça.
A morte de Silva aconteceu dois dias depois de ele ter deixado a prisão e foi marcada pela mistura de agressão com falta de atendimento médico. Em liberdade, Silva, que estava com fortes dores, foi levado para hospitais públicos.
No Pronto-Socorro de Maceió, aplicaram-lhe apenas uma injeção. No dia seguinte, como as dores não cessavam, a família levou Silva para um hospital particular. Uma radiografia constatou hemorragia, mas ele morreu na escadaria do hospital particular.


Texto Anterior: Lutadores de jiu-jitsu brigam em bar
Próximo Texto: Perueiros são presos por queimar ônibus
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.