São Paulo, sexta-feira, 06 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ACRE

Acusado que assume a agressão é punido com multa

Promotoria registra agressões de professores a alunos da rede pública

EDUARDO SCOLESE
DA AGÊNCIA FOLHA

O Ministério Público do Acre tem registrado nos últimos dois meses em Rio Branco casos de agressão física e constrangimento de professores a alunos das redes estadual e municipal de ensino. A Promotoria só detalhou cinco casos, mas diz que o número de denúncias subiu nos últimos dias. Os nomes de envolvidos e escolas têm sido mantidos sob sigilo.
Segundo o promotor Getúlio Barbosa, os professores têm recebido multas. Os estudantes estão sendo transferidos de escola.
Ele citou o caso de uma jovem de 16 anos. "O professor deu uma gravata nela porque ela queria ver a nota na prova de física." O professor pagou multa de três salários mínimos [R$ 600", revertidos em alimentos para uma instituição beneficente de Rio Branco. A estudante mudou de classe.
Em outro caso, diz Barbosa, uma professora puxou a orelha de uma aluna de dez anos e a empurrou contra a parede após ela ter derrubado uma caixa de lápis. A acusada teve de pagar R$ 400.
Segundo o Ministério Público, ainda há casos de uma professora que tapou a boca dos alunos com fita adesiva, de um professor que agrediu um jovem de 12 anos com tapas no rosto para que ele saísse da quadra e de uma professora que obrigou os alunos a ajoelharem sobre tampas de garrafas.
"O número de casos tem crescido desde setembro, talvez pela falta de preparo dos professores."

Outro lado
Para a Secretaria Estadual da Educação, as agressões devem ser evitadas com trabalhos psicológicos para professores e alunos. Para o governo, assistentes sociais têm ajudado a prevenir agressões.
Raimunda Soares Elshawwa, secretária municipal da Educação, disse que nenhum caso na rede foi comunicado oficialmente.


Texto Anterior: Rio: Família acusa a PM de ter dado o tiro que matou refém
Próximo Texto: Morte na PF: Deputado diz que pelo menos oito policiais federais estão envolvidos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.