São Paulo, sexta, 7 de fevereiro de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO
Reitor quer trazer estudantes das regiões Norte e Nordeste
Unicamp faz versão regional do `Universidade Solidária'

MARCELO BARTOLOMEI
da Folha Campinas

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) vai criar em agosto uma versão regional do programa ``Universidade Solidária'', enviando estudantes para regiões mais carentes do Estado.
O programa original, criado por uma parceria entre o Conselho Comunidade Solidária -presidido pela primeira-dama, Ruth Cardoso-, o Crub (Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras) e o Ministério da Educação, enviou este ano 770 universitários a 74 municípios das regiões Norte e Nordeste do país.
O reitor da Unicamp, José Martins Filho, 53, disse que vai propor a regionalização para incentivar o estudo de regiões mais próximas da capital paulista.
``Tem gente que não conhece o Vale do Ribeira nem o Pontal do Paranapanema, áreas que também mostram a realidade nacional.''
Martins Filho se encontrou ontem com os estudantes que passaram três semanas em Iranduba, no Amazonas, pelo ``Universidade Solidária''. Este ano, 14 alunos da universidade participaram do programa. Dez deles foram registrados pelo Ministério da Educação e do Desporto e outros quatro financiaram a própria viagem.
Motivo
O reitor da Unicamp afirmou que o projeto vai implantar um processo de ``redescoberta do país'' com participação voluntária de universitários.
``Como no próprio `Universidade Solidária', vamos fazer avaliações constantes para ver se o programa vai dar resultados práticos para as comunidades visitadas.''
Segundo Martins Filho, a Unicamp realiza o mesmo tipo de parceria do ``Universidade Solidária'' com dois assentamentos de sem-teto de Sumaré (130 km a noroeste de São Paulo).
``É um esquema de cooperativa, mas lá o trabalho não é voluntário, é encarado pelos estudantes como parte do currículo'', afirmou.
Martins Filho, que também é presidente do Crub, anunciou que vai propor uma modificação no programa ``Universidade Solidária''.
Ele pretende trazer estudantes das regiões Norte e Nordeste para conhecer a região Sul. ``Nós temos a visão que lá é carente, mas eles não têm noção de como é aqui, que também tem problemas'', disse.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1996 Empresa Folha da Manhã