São Paulo, quarta-feira, 07 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CUMBICA

Infraero fará novo terminal

SP desapropriará área para ampliar aeroporto

DA REPORTAGEM LOCAL

O governador licenciado de São Paulo, Mário Covas, reuniu-se ontem com o presidente da Infraero, Fernando Perrone, para discutir futuros investimentos de R$ 700 milhões -ao longo de três anos- no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos.
A expectativa é que o aeroporto, que hoje atende a 16,8 milhões de passageiros por ano, chegue a 2004 com capacidade para 28,8 milhões de pessoas por ano.
Ao governo não cabe nenhuma contrapartida financeira. O Estado ficará responsável pela desapropriação de terrenos para permitir a construção do terceiro terminal em Cumbica. Os dois existentes, que estão em fase de ampliação, operam no limite.
"O governo faz o decreto, desapropria e indeniza, mas os recursos serão provenientes da Infraero", afirmou o governador interino Geraldo Alckmin, que participou da reunião.
Segundo Perrone, ainda não está definido se a construção do novo terminal será feita com verba própria da Infraero ou com a ajuda da iniciativa privada.
"Podemos optar pela modalidade de concessão privada (o concessionário explora o serviço por um período determinado e depois transfere a posse para a Infraero) ou por construir com recursos próprios, captando parte desses recursos no mercado financeiro", disse Perrone.
Segundo ele, independentemente dessa decisão, que deverá ser tomada neste semestre, a construção começará a partir de julho. (LILIAN CHRISTOFOLETTI)



Texto Anterior: Motorista morre de infarto durante protesto de taxistas no Rio de Janeiro
Próximo Texto: Administração: Anistia atrai só 12% dos devedores em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.