São Paulo, segunda-feira, 07 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DE CAMAROTE

O silicone é nosso

XICO SÁ
ESPECIAL PARA A FOLHA

Se o petróleo é o nosso, como sonhou Monteiro Lobato, o silicone, seu mais nobre derivado, é um orgulho verde-amarelo. O macho nacional popular, que cresceu sob a ditadura da "tanajurice" feminina, agora é feliz na ida e na volta das suas musas e flores mestiças do bairro.
"Passei a vida sendo vista apenas por trás, agora descobri como é bom ser uma mulher com lado A e lado B", disse-me V., amiga do Rio, enquanto submetia a nova comissão de frente a um test-drive.
Seja na mulata bossa nova, na mestiçagem "funk soul brother", na ruivinha de Higienópolis ou na rainha da laje, o silicone é a reinvenção da força divina como modeladora estética e romântica, coisa que Pixinguinha disse faz tempo: "Tu és divina e graciosa, estátua majestosa/ o amor, por Deus esculturada/ E formada com ardor/ Da alma da mais linda flor de mais ativo olor (...)".
Como o esporte predileto do Brasil é a exclusão, é bom que se diga: o silicone não veio para humilhar os lindos peitinhos das "boyzinhas", como são chamadas as lolitas no Pernambuco pós-Nassau. Voltando a Monteiro Lobato, o gosto de cada um é a chave do tamanho.
Mas só os muito canalhas ou puristas hipócritas deixam de vibrar com a beleza das deusas siliconadas na avenida. São menos verdadeiros do que os peitos que tomam as suas retinas conservadoras. Se tudo no Brasil é mais ou menos falso, por que logo a comissão de frente teria essa obrigação de ser verdadeira? Ah, essa terra já cumpriu seu ideal, nosso sonho agora é paraguaio.


Xico Sá foi colunista "Macho" da Revista da Folha e é autor de "Modos de Macho & Modinhas de Fêmea" (editora Record, 156 páginas)

Texto Anterior: Notas
Próximo Texto: Em Salvador, Filhos de Gandhy emociona Gil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.