São Paulo, terça-feira, 07 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEIO AMBIENTE
500 litros de óleo já vazaram
Balsa afundada deve ser retirada hoje

da Agência Folha, em Belém

A Texaco anunciou para hoje de madrugada a operação de flutuação da balsa Miss Rondônia, afundada no rio Pará com 1.920 toneladas de combustível BPF (derivado de petróleo usado em caldeiras) desde 4 de fevereiro.
No sábado de madrugada, os técnicos começaram a flutuação, mas a carcaça da bomba de sucção trincou, inviabilizando o andamento da operação.
No início da noite do mesmo dia, os mergulhadores constataram manchas de óleo fora da balsa. Segundo o diretor de Controle e Fiscalização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) no Pará, Luiz Régis Furtado, cerca de 500 litros (meia tonelada) de combustível vazaram da balsa.
O óleo foi contido por uma barreira de 40 cm de altura, montada com sacos de areia, para evitar a dispersão em caso de acidente.
Há duas hipóteses para a causa do vazamento. O óleo pode ter vazado devido à quebra da bomba ou a uma rachadura na balsa.
A operação de hoje é delicada porque, se houve rachadura na balsa, os mergulhadores terão de soldar a área antes de continuar a flutuação. Para que a balsa comece a subir, será necessária a retirada da água e a injeção de ar nas áreas de flutuação.



Texto Anterior: Acidente: Lagoa deve ter 100 t de peixes mortos
Próximo Texto: Morre atleta olímpica canadense
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.