São Paulo, sexta-feira, 07 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pai afirma que Patrícia ficou 10 horas confinada, sem água e sem comida

SERGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

Barrados há dois dias por autoridades espanholas na chegada ao aeroporto de Madri, os mestrandos Pedro Luiz Lima, 25, e Patrícia Duarte Rangel, 23, avisaram ontem aos parentes no Brasil que serão repatriados hoje. Apelos feitos por eles e pelo governo brasileiro foram ignorados pela Espanha.
Alunos do curso de mestrado em ciência política do Iuperj, Lima e Patrícia contaram aos pais, por telefone, que ficarão no aeroporto de Barajas até as 12h de hoje (16h no horário de Brasília), quando serão colocados em um avião para o Brasil.
Lima disse ao pai, o professor universitário Luiz Carlos Lima, que passou por uma audiência com policiais, na companhia da colega. Ele mostrou ter € 1.000 para passar seis dias na Europa, cartão de crédito e passagens para Lisboa, onde participaria de um congresso, e Londres, onde encerraria a viagem. "Não adiantou, recusaram. Ele não é marinheiro de primeira viagem. É a sua terceira visita à Europa", afirmou o pai.
Por telefone, de Juiz de Fora (MG), o pai de Patrícia, Rubens Rangel, afirmou que ela contou ter passado ao menos dez horas sem comer nem beber água após o desembarque, pois os policiais confinaram 30 brasileiros em sala sem cantina nem bebedouro. Ela também já visitara a Europa -há cinco anos, participara de um curso em Londres. Ela é formada em relações exteriores pela PUC-RJ. Rangel disse que pensa em ir à Justiça contra o governo espanhol, "Tem que contratar advogado na Espanha. É quase impossível", disse o pai de Lima.
O estudante disse ao pai que credita a proibição a uma "punição" ao comportamento do casal brasileiro. Lima admitiu ao pai ter sido "muito irônico" quando abordado pelos guardas espanhóis. Já Patrícia, segundo ele, ao saber que estava detida, teria sofrido uma crise de nervos, atirando-se ao chão, com gritos e muito choro. Os mestrandos iriam de Madri a Lisboa, para congresso a convite da Associação Portuguesa de Ciência Política, com financiamento parcial do Iuperj.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Amorim se irrita e vê situação "inacreditável"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.