São Paulo, sexta-feira, 07 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Imprensa exagera, diz embaixador

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Após ser "convocado" pelo governo brasileiro para prestar esclarecimentos sobre o caso de brasileiros retidos no aeroporto internacional de Barajas, o embaixador da Espanha no Brasil, Ricardo Peidró, avaliou que o problema diplomático criado pela retenção de brasileiros está sendo "superdimensionado" pela imprensa e afirmou que não acredita que o caso possa "comprometer" a relação entre os dois países.
"Creio que isso não irá comprometer as relações entre Espanha e Brasil", disse. Sobre a nota de ontem do Itamaraty, na qual o governo brasileiro afirma que está examinando quais atitudes irá tomar, levando em conta o princípio da reciprocidade, Peidró disse que tal postura "de modo algum se ajusta às relações entre os dois países". "Não temo que espanhóis passem a ser rechaçados no Brasil. Isso não acontece quando se cumprem as normas."
A Espanha está em 8º no ranking de países de origem dos turistas que vêm ao Brasil. Só em 2006, 211.741 turistas espanhóis estiveram no país.

Preconceito
Peidró disse que não há preconceito com brasileiros e que a Espanha respeita normas européias -os que foram barrados, diz, "não portavam dinheiro necessário para entrar na Europa e cartão de crédito nem tinham o convite da universidade onde fariam o curso".
No Itamaraty, o espanhol ouviu que o governo está "inconformado" com o novo episódio e que "as medidas adotadas pelas autoridades imigratórias da Espanha são incompatíveis com o bom nível do relacionamento entre os dois países".


Texto Anterior: Amorim se irrita e vê situação "inacreditável"
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.