São Paulo, sábado, 07 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Semana mais quente do ano termina com enchente

Na zona leste de SP, água invadiu loja de automóveis e danificou dois carros

Temporal causou recorde de trânsito no ano, com 188 km, às 19h30; previsão é de temperaturas mais baixas e chuva no fim de semana

DA REPORTAGEM LOCAL
DO "AGORA"

Após uma semana de muito calor e tempo seco na capital paulista, em que os termômetros registraram máxima de 34C, a chuva de ontem derrubou as temperaturas em 10C, para em torno de 23C. Mas a tempestade, que começou às 15h e durou cerca de uma hora e meia, causou estragos. Houve inundações, árvores caídas e o congestionamento recorde do ano. Em alguns pontos da cidade, choveu granizo.
Às 16h, a CET registrou 94 km de lentidão, acima dos 70 km esperados para o horário. O pior ponto era a marginal Tietê, sentido Ayrton Senna, com 6,5 km de lentidão. Às 19h30, foi registrado o maior congestionamento do ano, com 188 km. A chuva foi forte em todas as regiões, com exceção da norte.
Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), a cidade tinha 17 pontos de alagamento por volta das 17h, sete deles intransitáveis. Os bairros mais atingidos foram Aricanduva, Mooca e Vila Prudente, na zona leste. Na av. Prof. Luís Ignácio Anhaia Mello (Vila Prudente), Alfredo di Giorgio, 58, dono de uma loja de carros seminovos, amargou prejuízos. Dois veículos foram danificados. "A água subiu em cinco minutos." O tampão atmosférico que impediu a formação de chuva e provocou as altas temperaturas se deslocou para oeste.
A chuva de ontem poderá se repetir no final de semana, à tarde e à noite. Segundo o Cptec, hoje, as temperaturas na capital devem ir de 21C a 33C. Permanecerá alto o índice de radiação -intensidade com que os raios ultravioletas atuam e provocam efeitos na pele. A previsão é que, por volta das 12h, ela esteja no nível 12 -conforme tabela da Organização Mundial da Saúde, em que 1 é radiação baixa e 14 é extrema. Dermatologistas recomendam o uso de filtro solar.

Folha Online

Assista a vídeo sobre os lugares mais quentes da cidade de São Paulo

www.folha.com.br/090654


Texto Anterior: Angelo Rozini (1924-2009): Homem de reza, passou 22 anos em silêncio
Próximo Texto: Paulistas "enforcam" a sexta para curtir dia de sol na praia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.