São Paulo, sábado, 07 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falha em sistema do Detran afeta cem mil

Instalação de novo projeto, que promete facilitar acesso a dados de motoristas de qualquer Detran, está fora do ar desde o dia 27

Previsão é que o sistema volte a operar na segunda; com a mudança, serviços relativos à habilitação demoram quase dez dias

DO "AGORA"
DA FOLHA ONLINE

A ampliação da base de dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) já afetou cerca de cem mil pessoas no Estado de São Paulo desde que o sistema está fora do ar, no último dia 27. Desde então, serviços relacionados à CNH (Carteira Nacional de Habilitação) -como retirada ou renovação- foram suspensos.
A promessa do novo sistema é facilitar o acesso a informações sobre motoristas em qualquer Detran (Departamento de Trânsito) do Brasil.
A previsão é que o sistema volte a operar na segunda-feira. O atual prazo para serviços relacionados à CNH é de dez dias. Serviços em 24 horas serão retomados em uma semana.
Ontem, na sede do Detran (Departamento de Trânsito do Estado de SP), não havia sistema para solicitar os serviços. O motorista era orientado a voltar na terça. "Até lá, as coisas, provavelmente, estarão melhores", diziam funcionários.
A falha não afetou os demais serviços prestados pelo Detran-SP, informou o órgão.
Para quem pegou fila ontem no Poupatempo da Sé (centro), a modernização começou mal.
Para o designer gráfico Isaías de Jesus Barreto, 32, as mudanças só lhe trouxeram prejuízos. "Viajo a trabalho o tempo todo. Na semana que vem terei de ir a Campinas e à Praia Grande. Vou ter de pedir para alguém dirigir meu carro", lamentou.
As três unidades do Poupatempo que oferecem serviços relacionados à CNH na capital (Sé, Santo Amaro e Itaquera) emitem uma média de 1.700 documentos novos por dia.
Quando anunciou a implementação do sistema Binco Ampliada (Base Nacional de Condutores), a expectativa do Detran era de normalizar o atendimento no dia 2 de março.
Segundo o Denatran, o problema é restrito ao Estado de São Paulo, já que cada Detran possui um sistema próprio de internet. A Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), responsável pelo sistema do Detran-SP, informou ontem que é possível que uma sobrecarga ocasionada pela demanda acumulada tenha causado o problema. A hipótese ainda está sendo averiguada pelo órgão.


Texto Anterior: Infância: Justiça obriga a abertura de 619 vagas em creche
Próximo Texto: Mulheres se envolvem menos em acidentes de trânsito com vítimas, afirma pesquisa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.