São Paulo, segunda-feira, 07 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretaria da Saúde afirma que não há intenção de omitir dados sobre a doença

DA REPORTAGEM LOCAL

A Secretaria da Saúde informou que os dados que o CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) consolida periodicamente se referem ao número de casos autóctones confirmados e informados pelos municípios. A secretaria diz não haver intenção de omitir dados.
"Caso determinada prefeitura ainda não tenha atualizado essa informação, o CVE não pode computá-la. Assim, os dados sobre a dengue no Estado no dia 28 de março são rigorosamente iguais aos repassados pelos municípios até aquela data. Em alguns casos, podem se referir a informações repassadas alguns dias antes, o que explica a diferença. É o caso de Ribeirão Preto", informou a assessoria da secretaria.
O órgão disse também que pode haver diferença se o município estiver contabilizando casos importados ou suspeitos. Os importados são registrados no município onde a pessoa é contaminada e, assim, passam a ser considerados como autóctones da cidade.
Segundo a assessoria, os municípios cadastram as informações por meio do Sistema Nacional de Agravos de Identificação e podem atualizar os dados. Por isso, o site do CVE informa que os dados são provisórios até determinada data.
A divulgação dos dados estaduais no site do CVE normalmente ocorre uma vez por mês. Mas as vigilâncias regionais ligadas ao CVE e a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) monitoram a evolução dos casos diariamente.
De acordo com a secretaria, a consolidação dos dados no site do CVE não tem nenhuma relação com a adoção de medidas de controle da dengue, como a remoção de criadouros. Elas já são adotadas pelos municípios a partir do surgimento de qualquer caso suspeito, conforme orientação do CVE.


Texto Anterior: SP tem 400 casos de dengue não registrados
Próximo Texto: Homem é refém do mosquito, diz professor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.