UOL


São Paulo, quarta-feira, 07 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fita mostra ameaça de traficante contra uma faculdade carioca

DA SUCURSAL DO RIO
DA REPORTAGEM LOCAL

Escutas telefônicas realizadas pela polícia de São Paulo, em julho e agosto do ano passado, revelam conversas entre traficantes cariocas fazendo ameaças contra uma faculdade. Policiais acreditam que o alvo citado poderia ser a Universidade Estácio de Sá, que foi atingida com vários tiros de fuzil anteontem.
As escutas foram feitas pelo Denarc (Departamento de Investigações sobre Narcóticos) de São Paulo a pedido da polícia carioca. Na época, o traficante conhecido como Barbosinha, um dos chefes do tráfico no morro do Turano, estava foragido em São Paulo por causa de um mandado de prisão da Justiça do Rio.
De julho a agosto, policiais do Denarc fizeram escutas telefônicas para tentar armar uma armadilha e prender o traficante, que falava com um comparsa no Rio. Mas ele trocou de celular no meio da operação. Depois, o mandado de prisão foi revogado.
Nas fitas, divulgadas ontem pelo jornal "Extra", do Rio, Barbosinha reclama da ação de PMs no morro e avisa que poderia "jogar uma bomba dentro da faculdade" em represália. Ele não cita o nome da faculdade nas gravações.
O Denarc encaminhou o material para a polícia carioca. Ontem, por ordem do secretário de Segurança Pública do Estado do Rio, Anthony Garotinho, a Polícia Civil afastou o inspetor Alcides Campos Sodré Ferreira.
De acordo com a secretaria, Ferreira havia recebido da polícia paulista, em novembro, fitas com as conversas dos traficantes.
Ele foi afastado sob a acusação de que não teria informado o comando da Polícia Civil carioca sobre o teor das gravações.
A secretaria informou que abrirá uma sindicância. A Folha não conseguiu falar com Ferreira ontem à noite.


Texto Anterior: Universidade afirma que fecha de imediato se o tráfico mandar
Próximo Texto: Em estado grave, universitária ferida por tiro tem cirurgia adiada
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.