UOL


São Paulo, sábado, 07 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIA DA FERTILIDADE

Campanha no parque do Ibirapuera alerta sobre riscos da infertilidade
A prevenção de problemas que levam à infertilidade é o tema de uma campanha que será realizada hoje no parque do Ibirapuera, das 8h às 17h. A iniciativa é da Associação Instituto Sapientiae com o apoio da Prefeitura de São Paulo.
Médicos e estudantes da faculdade de medicina de Jundiaí (SP) vão distribuir gratuitamente uma cartilha, com ilustrações de Paulo Caruso, que aponta os fatores que podem desencadear a infertilidade. No Brasil, 10 milhões de pessoas têm dificuldades de gravidez, segundo dados do Censo de 2000.
O estresse, a gravidez tardia, o excesso ou o baixo peso, o uso de anabolizantes, o fumo, o consumo de drogas lícitas e ilícitas e as doenças sexualmente transmissíveis são algumas das causas apresentadas no material.
O cigarro, por exemplo, é responsável por 13% dos casos de infertilidade. Segundo pesquisas já publicadas em revistas científicas internacionais, ele afeta a qualidade dos óvulos e dos espermatozóides.
Homens e mulheres também poderão preencher um questionário para saber o risco de ter sua fertilidade comprometida. As dúvidas serão respondidas por especialistas da área.
Para o urologista Edson Borges, um dos coordenadores da campanha, o casal não pode acreditar na falsa idéia de que as técnicas da reprodução assistida são capazes de possibilitar a qualquer momento a concepção de filhos. As chances de gravidez para cada ciclo de fertilização in vitro, que custa em média R$ 12 mil, são de, no máximo, 30%.
(DA REPORTAGEM LOCAL)


Texto Anterior: Panorâmica - Educação: Cursinho dá aulas gratuitas a educadores
Próximo Texto: Infância: Rio Grande do Norte cria código de conduta para prevenir o turismo sexual
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.