UOL


São Paulo, sábado, 07 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INFÂNCIA

Rio Grande do Norte cria código de conduta para prevenir o turismo sexual
O Rio Grande do Norte é a primeiro Estado brasileiro a possuir um código preventivo de conduta que visa coibir o chamado turismo sexual, que muitas vezes está associado à prostituição infanto-juvenil.
Prestadores de serviço e instituições ligadas à área turística que forem credenciados como agentes de combate à prostituição receberão um selo de conduta ética. A primeira leva foi entregue ontem a 18 deles, entre hotéis e agências de turismo.
Não existe no Estado uma pesquisa aprofundada sobre a questão da prostituição infanto-juvenil. Um estudo feito em 2000 pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, em conjunto com a Universidade Potiguar, constatou que a prostituição e exploração infanto-juvenil acontecia em motéis.
O código foi elaborado, sob a coordenação da Casa Renascer, por 160 pessoas ligadas a ONGs e ao Ministério do Turismo.
Foi traduzido para cinco idiomas, falados pelos estrangeiros que são os principais consumidores da rede turística potiguar -inglês, francês, espanhol, italiano e alemão.

Regras e selo
Para obter o Selo Paulo Freire de Ética no Turismo, as instituições têm de obedecer a uma série de condutas descritas no código. Entre elas "repudiar qualquer publicidade de caráter erótico vinculada ao turismo".
A idéia ficou entre cinco ações contra o trabalho infantil escolhidos pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), o que lhe rendeu um repasse de R$ 123 mil. (DA AGÊNCIA FOLHA)


Texto Anterior: Dia da fertilidade: Campanha no parque do Ibirapuera alerta sobre riscos da infertilidade
Próximo Texto: Transportes: Marta vai subsidiar a passagem de idosos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.