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SEGURANÇA
A explicação, segundo a Polícia Civil de São Paulo, é a facilidade de venda desses veículos para desmanches
Carros baratos lideram ranking de roubos
GILMAR PENTEADO
DA REPORTAGEM LOCAL
Ter um carro mais barato ou fora de linha de fabricação não significa menor risco de ser alvo dos
ladrões. Entre os dez modelos
mais roubados ou furtados no Estado de São Paulo não há veículos
caros ou de luxo, segundo levantamento da Polícia Civil.
No topo do ranking do Estado,
elaborado com os dados do mês
passado, quando cerca de 19 mil
carros foram furtados ou roubados, está o Gol, com 13% -2.500
unidades. Logo atrás aparecem
outros carros de marcas menos
caras e três fora de linha -Fusca,
Monza e Chevette.
A preferência dos ladrões pelos
carros baratos tem uma explicação de mercado. "Os carros mais
baratos alimentam os desmanches e o comércio clandestino de
peças. O que importa para os ladrões é a liquidez do carro no
mercado", afirmou o delegado
Manoel Camassa, da Delegacia de
Furtos e Roubos de Veículos do
Deic (Departamento de Investigações sobre Crime Organizado).
O aparecimento do Fusca na
quinta colocação do ranking e a
diminuição de roubos e furtos de
carros mais caros são as principais mudanças em relação à última pesquisa, feita em 2000.
Segundo Camassa, quadrilhas
especializadas em carros mais caros são raras. A banalização desse
tipo de crime fez com que os carros mais baratos se transformassem no principal alvo. "Falsificar
a documentação e revendê-los,
com preços atrativos, também é
mais fácil", disse.
Automóveis como BMW, Mercedes e Audi ficaram abaixo das
cem unidades roubadas ou furtadas no Estado em maio.
Além da falsa sensação de segurança, os donos de carros mais visados levam desvantagem na negociação do valor do seguro. No
cálculo, as seguradoras levam em
consideração o risco de roubo ou
furto e o ranking das marcas prediletas dos ladrões.
Segundo Jorge Bento, vice-presidente da Sul América Seguros e
vice-presidente do Sindicato das
Empresas Seguradoras do Estado,
o valor do seguro do carro popular é proporcionalmente mais alto
do que o de um veículo de luxo.
"A taxa de um Gol fica entre 6% e
7% do valor do veículo. De um Jaguar fica em 4%. As pessoas pensam que estão mais seguras com
um carro popular. Mas isso não é
verdade."
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