São Paulo, domingo, 7 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Treino sem "técnico' faz trainee parar no consultório médico

Funcionária faz 10 sessões de fisioterapia para recuperar coluna travada

especial para a Folha

A trainee de marketing Didy Lucena, 31, está se recuperando de uma contusão na musculatura paravertebral (ao lado da coluna), que apareceu após três dias de exercícios com peso feitos sem orientação de professor.
Didy resolveu comprar pesinhos, caneleiras e colchonete há cerca de um mês, porque andava sem tempo de fazer esportes em uma academia, depois que começou a trabalhar.
"Não queria perder a forma. Comprei revistas, escolhi os equipamentos sugeridos e segui as instruções para os exercícios que eles passavam. Não exagerei na carga, mas depois do terceiro dia, dei uma "travada' nas costas. Mal podia me mexer."
Didy foi a um hospital, levou uma "bronca" do seu ortopedista e iniciou um tratamento especial. "Foram dez sessões de fisioterapia, antiinflamatórios e pausa nas atividades físicas até estar totalmente recuperada."
Antes dessa tentativa frustrada de fazer ginástica em casa, Didy tinha frequentado uma academia durante vários anos. "Estava sem atividade há cerca de um ano e meio", diz.
"Quando for voltar a me exercitar, já decidi que vai ser na academia do shopping em que trabalho, sob supervisão de uma professora. Chega de dor."
Um cuidado importante é o de não fazer atividades que exijam esforço físico do local contundido até que a pessoa esteja totalmente curada. Tentar fazer esportes antes da hora pode retardar a recuperação. Dormir com o membro que sofreu a contusão elevado pode diminuir o inchaço. (JB)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.