São Paulo, domingo, 7 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sedentários também podem ter lesões

especial para a Folha

Quem não faz nenhuma atividade também está sujeito a uma contusão. Justamente por ter músculos com menor reserva biológica, essas pessoas podem ter lesões mais sérias ao sofrer um simples escorregão ou ao tentar levantar uma caixa mais pesada.
A professora de ginástica da academia Runner Alessandra da Silva Bueno recomenda que as pessoas tomem mais cuidado aos fazer esforços físicos banais no seu dia-a-dia. Carregar uma mala, colocar um objeto mais pesado em cima do armário e subir em uma escada são exemplos de atividades que exigem atenção e uma técnica.
A coluna tem que ser poupada de esforços mais bruscos. Assim, para pegar uma caixa no chão, em vez de se curvar, a pessoa deve se agachar e colocar a força na musculatura das pernas.
Outras dicas: evitar frequência exagerada de ginástica, fazer exercícios sob orientação de um professor, usar tênis e meias confortáveis (que segurem bem os impactos) e prestar atenção à técnica usada para fazer um exercício. (JB)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.