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Petistas repetem tática do PSDB
DA REPORTAGEM LOCAL
O deputado estadual Cândido
Vaccarezza (PT) afirmou ontem
que vai à Justiça na próxima semana para barrar a elevação da
tarifa de metrô. Ele diz ter aval de
seu partido para tomar essa medida, que representa uma resposta à
posição do PSDB diante do aumento da passagem de ônibus.
Vereadores tucanos e da Força
Sindical se mobilizaram no mês
passado para barrar um reajuste
de 21,74% autorizado pela prefeita Marta Suplicy. A tarifa de ônibus subiu de R$ 1,15 para R$ 1,40.
O juiz João André de Vincenzo,
da 12ª Vara da Fazenda Pública,
chegou a conceder uma liminar à
Força suspendendo esse aumento. A gestão petista recorreu e
conseguiu suspender a decisão.
Vaccarezza diz que vai se basear
em dois aspectos para tentar vetar
a nova tarifa de metrô: o reajuste
foi acima da inflação; e os funcionários não tiveram elevação salarial na mesma proporção.
A guerra entre os dois partidos
esteve presente durante o anúncio
da alta do metrô, ontem, pelo secretário estadual dos Transportes
Metropolitanos, Cláudio de Senna Frederico.
As relações de Frederico com a
administração Marta Suplicy ficaram estremecidas principalmente
após a última paralisação dos metroviários, quando o secretário
municipal dos Transportes, Carlos Zarattini, quis interceder em
favor dos trabalhadores.
O secretário estadual fez questão de ressaltar ontem que, pela
primeira vez, poderia ser mais barato ser transportado pelo metrô
do que pelos ônibus paulistanos,
tomando como referência os valores dos bilhetes múltiplos de
dois e de dez. Também aproveitou para ressaltar que os passageiros poderiam fazer interligações
gratuitas com os sistemas da
CPTM (Companhia Paulista de
Trens Metropolitanos), também
do Estado, que tiveram a mesma
elevação de tarifa do metrô.
Frederico culpou a prefeitura
pela queda de qualidade do serviço do metrô. "A deterioração arrastada dos ônibus está causando
fuga de passageiros e superlotando as linhas de metrô, deteriorando nosso sistema."
O conflito entre os dois governos coloca sob risco os projetos
de parceria para a ampliação do
metrô em São Paulo e para a integração entre os sistemas de transporte estadual e municipal. Prefeitura e Estado chegaram a montar comissões de discussão, mas
não houve acordo até agora.
(AI)
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