São Paulo, quarta-feira, 07 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CÉLIO GUERRA HORTA (1929-2010)

Entregou jornal e foi jornalista

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

Célio Horta é carioca de nascença. Mas foi em Belo Horizonte que ele construiu carreira como jornalista.
Aos 9, ficou órfão de mãe e pai. A mãe não resistiu ao parto, após ter a quarta filha. No mesmo ano, o pai acidentou-se num bonde e morreu. Célio e os três irmãos foram viver com a avó, em Minas.
Bem cedo, aos 11, começou a trabalhar para ajudar a família. Entregou jornais e foi estafeta, um portador de encomendas, na Vale do Rio Doce. Até descobrir ter gosto pela leitura e pela escrita.
Entrou, então, para o jornalismo, como repórter esportivo -era apaixonado pelo Atlético. Trabalhou na "Folha de Minas", onde foi diretor. A convite de Assis Chateaubriand, assumiu a secretaria-geral do "Estado de Minas". Aposentou-se lá.
Durante a carreira, também teve passagem pela rádio Inconfidência, foi assessor de imprensa do governador Francelino Pereira, diretor do Sindicato dos Jornalistas e presidente da Associação Mineira de Imprensa.
No trabalho, era bravo, e às vezes, explosivo. Dizia que não queria gente preguiçosa trabalhando com ele. Mas também era gentil e transparente, conta a filha Marielza.
Há cerca de seis anos, sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) e teve de se readaptar às limitações.
Tinha um projeto de escrever um livro de memórias, que não conseguiu realizar.
Viúvo desde o ano passado, morreu na quarta, aos 81, de complicações de uma cirurgia. Teve quatro filhos, cinco netos e três bisnetos.
A missa de sétimo dia será hoje, às 19h, na igreja de São Matheus, em Belo Horizonte.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Foco: Novas leis transformam Anchieta e Hipólito da Costa em heróis nacionais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.