São Paulo, quinta-feira, 07 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Formandos vão pior no Enade que calouros

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Em 55 cursos do país, os alunos que estavam prestes a se formar foram pior no Enade do que aqueles que entravam na universidade.
Para calcular o conhecimento agregado pelos cursos aos estudantes, o Inep (instituto de pesquisa ligado ao MEC) comparou as notas dos calouros de 2004 e dos formandos de 2007.
Em 2004, os calouros de fonoaudiologia da UFMG obtiveram 47,1 pontos considerando tanto a prova de formação geral, comum a todas as áreas, como a de conhecimentos específicos.
Três anos depois, os alunos que se formam na universidade alcançaram 7,7 pontos, uma queda de 83%.
O caso se repete no curso de serviço social da Unicsul (Universidade Cruzeiro do Sul), em São Paulo. Nesse caso, a diferença entre os formandos e os calouros foi de 30 pontos.
Reynaldo Fernandes, presidente do Inep, disse que o fenômeno é "preocupante", mas ressaltou que isso não reflete a regra geral, de aumento, e pode ser resultado de boicote dos alunos ao exame de 2007.
"Ou a instituição está mais seletiva -entrou gente fraca que não se recuperou a tempo e o pessoal que está entrando agora é muito melhor. Ou o pessoal está "emburrecendo'", disse Roberto Lobo, ex-reitor da USP.


Texto Anterior: Educação: SP tem a sexta pior avaliação do Brasil
Próximo Texto: Líderes em propaganda, Unip e Uniban estão entre as mais mal avaliadas em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.