São Paulo, quinta-feira, 07 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

[!]Foco

Temperaturas baixas e clima seco favorecem a floração dos ipês em SP

AFRA BALAZINA
DA REPORTAGEM LOCAL

O tempo gelado e seco dos últimos dias tem pelo menos uma vantagem: garante a intensa floração dos ipês.
Normalmente, essas árvores florescem de julho a setembro. Mas, segundo o Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais, quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da florada do ipê. Isso pode ser confirmado em alguns pontos de São Paulo, como na rua Sagitário, em São Mateus (zona leste), onde um ipê-roxo chama a atenção de todos. "Muitas pessoas daqui querem que mais ipês sejam plantados na calçada. Eu concordo, está tão bonito", diz a dona-de-casa Maria Javitte, 48, moradora da rua.
Segundo Zenésio Finger, especialista em dendrologia (estudo científico das árvores) da Universidade Federal do Mato Grosso, os ipês florescem agora para que as sementes produzidas fiquem prontas para geminar assim que começar o período de chuvas.
O ipê, que pode ser visto da Bahia ao Rio Grande do Sul, foi declarado árvore-símbolo do Brasil em 1961. Além do tipo roxo, existem espécies amarelas e brancas.


Texto Anterior: Com 6,2C, SP registra a noite mais fria desde 2003
Próximo Texto: Polícia Federal procura integrante que dava apoio a quadrilha em Porto Alegre
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.