São Paulo, quinta-feira, 07 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com 6,2C, SP registra a noite mais fria desde 2003

Temperatura só deve começar a subir na capital paulista na tarde de amanhã

Vento constante ainda deve provocar sensação térmica de frio intenso hoje; no Sul, mínima foi de -5,4C em São José dos Ausentes (RS)

MARIANA TAMARI
DA REPORTAGEM LOCAL

São Paulo teve ontem a madrugada mais fria do ano: 6,2C por volta das 5h, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), temperatura mais baixa na capital desde os 5,9C de 18 de agosto de 2003.
O clima gelado só deve começar a mudar na tarde de amanhã. "Amanhã [hoje] será muito parecido com hoje [ontem], com uma forte sensação térmica de frio devido ao vento constante", disse o meteorologista Marcelo Schneider. A previsão para hoje é de mínima acima de 10C e máxima abaixo de 20C (veja quadro à pág. C2).
A massa de ar polar que gera o frio no Sul e no Sudeste começa a se dissipar. "A tendência é esquentar, está chegando a primavera", diz Schneider.
Amanhã, o dia começa frio (cerca de 12C) em São Paulo, mas o sol deve brilhar à tarde, com até 25C. Para quem quer aproveitar o feriado, deve esquentar um pouco no fim de semana, com elevação de temperaturas e céu mais claro. "À noite pode fazer friozinho, mas dá até para aproveitar uma praia."
Na noite mais fria do ano, a Folha ouviu de moradores de rua do centro que preferiam as calçadas aos albergues públicos. Casais rejeitavam o abrigo porque poderia não haver vaga para o cônjuge ou os filhos.
Outros acusaram a GCM (Guarda Civil Metropolitana) de recolher cobertores e pertences com truculência.
A assessoria de imprensa da Subprefeitura da Sé informou anteontem que retira papelões e pedaços de madeira, "coisas que podem virar abrigo", já que a política da gestão Gilberto Kassab (PFL) é não incentivar as pessoas a permanecerem nas ruas. Ontem, porém, o subprefeito da Sé, Andrea Matarazzo, negou a informação. A GCM não respondeu.

Região Sul
Mas o frio não se restringiu a São Paulo. Geou em todas as regiões de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A mínima foi em São José dos Ausentes (256 km de Porto Alegre): -5,4C.
Segundo o Ciram-SC (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia), a tendência é de temperatura estável. Hoje ainda devem ficar em torno de 0C. Não há previsão de neve, apesar da expectativa de turistas.


Colaborou a Agência Folha

Texto Anterior: CPI vai propor leis que definam o crime organizado
Próximo Texto: [!]Foco: Temperaturas baixas e clima seco favorecem a floração dos ipês em SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.