São Paulo, segunda-feira, 07 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nível em creche de São Paulo é maior

DA REPORTAGEM LOCAL

Os níveis de endotoxinas das creches municipais de São Paulo analisadas na pesquisa foram três vezes mais elevados do que nas escolas de ensino fundamental.
Para a pesquisadora Vera Rullo, essa foi a maior surpresa do estudo. Uma das explicações para essa alta incidência, segundo ela, pode ser a constante troca de fraldas ocorrida nesses locais. As fezes contêm bactérias que liberam as endotoxinas. Vários pesquisadores defendem que a exposição a essas toxinas possa ter uma influência positiva no sistema imunológico das crianças, protegendo-as contra as alergias.
A chance de uma criança filha de pai ou mãe alérgica desenvolver alergias chega a 60%. Mas fatores como infecções, emoções, mudanças climáticas e exposição a alérgenos também têm influência nas crises alérgicas. Daí a importância da higiene ambiental para evitar o contato com agentes que desencadeiam essas crises.


Texto Anterior: Crise de gêmeos diminui nas férias
Próximo Texto: Infância: Crianças deverão ser prioridade do próximo governo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.