UOL


São Paulo, terça-feira, 07 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rapaz é retirado de casa e desaparece

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

"Vou entregar para Deus porque Ele é quem sabe o que está acontecendo." O desabafo é de Ladir Inácio, 54, viúva, mãe de seis filhos, moradora do bairro Palmital, em Santa Luzia, um dos mais pobres e violentos da região metropolitana de Belo Horizonte.
No dia 28 de abril, um de seus filhos foi retirado de casa por quatro homens armados que se fizeram passar por policiais civis. Desde então, Ricardo Monteiro, 24, casado e pai de um menino de três anos, nunca mais apareceu.
O caso de Monteiro é um dos dez relatados em dossiê da Ouvidoria de Polícia mineira sobre violência policial no Estado, encaminhado na semana passada à relatora especial da ONU sobre execuções sumárias, Asma Jahangir.
Diz o texto: "Os acontecimentos envolvendo o desaparecimento de Ricardo revelam a existência de um grupo de extermínio no qual já foi possível identificar a presença de um policial".
Após denunciar o caso em uma rádio, a família de Monteiro passou a receber telefonemas nos quais uma pessoa exigia R$ 15 mil pela libertação do rapaz.
A pessoa também listava outros jovens "marcados para morrer" no bairro -um deles foi morto pouco depois.
Após algumas semanas, os telefonemas cessaram. O delegado Wilson Oliveira, que investiga o caso, diz que "não há dúvida" de que se trata de um caso de extermínio. Conta que quatro envolvidos já foram identificados. (TG)


Texto Anterior: Segurança pública: Crimes violentos crescem 143% em Minas
Próximo Texto: Outro lado: Governo diz já ter consciência da "gravidade"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.