São Paulo, sábado, 07 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pilotos criticam condições das pistas em e-mail

DA REPORTAGEM LOCAL

Um e-mail que circula nesta semana entre pilotos condena as condições dos aeroportos brasileiros e faz inclusive referência às pistas do aeroporto de Congonhas, onde ocorreu na manhã de ontem a derrapagem do avião da Gol.
A mensagem diz que "dá para contar nos dedos" o número de pistas que operam ILS, sistema de pouso por instrumentos que determina com precisão a trajetória que a aeronave deve seguir, permitindo aos pilotos a aterrissagem em condições meteorológicas desfavoráveis.
"As que operam muitas vezes ficam meses fora do ar, as vezes anos, é uma completa vergonha! Pense na 27 de Guarulhos, que vergonha uma aeronave estrangeira chegar de 12 horas de vôo e ter que fazer um procedimento NDB [procedimento de pouso através de sinais de rádio, considerado como o mais simples]! A 29 de Brasília (nunca deram conta de arrumar o Glide Slope [equipamento que faz parte do ILS], incompetência, falta de vontade?), a 35 de Congonhas parece estar indo para o mesmo caminho".
O incidente do avião da Gol ontem ocorreu na pista 35 L do aeroporto de Congonhas.
A mensagem ainda faz referências à precariedade da iluminação nas pistas dos aeroportos do país. "A iluminação central, que muitas vezes faz a diferença entre um pouso tranqüilo ou mais trabalhoso, deve existir só em 3 ou 4 pistas em todo o país".
Outro assunto é a comunicação com o controle de tráfego aéreo, classificada como "precária". "Nunca respondem na primeira chamada... raramente na segunda. É um controlador só falando em várias freqüências ao mesmo tempo". Em outro trecho, diz: "Vamos nos unir contra essa porcaria de estrutura que nos oferecem".

Reformas
O Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas) soltou comunicado ontem informando que alertou a Anac em julho deste ano sobre a necessidade de realizar reformas nas pistas do aeroporto de Congonhas. (MP)


Texto Anterior: País gasta menos em segurança aérea
Próximo Texto: Contato não foi de emergência, diz Aeronáutica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.