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Pilotos criticam condições das pistas em e-mail
DA REPORTAGEM LOCAL
Um e-mail que circula
nesta semana entre pilotos condena as condições
dos aeroportos brasileiros
e faz inclusive referência
às pistas do aeroporto de
Congonhas, onde ocorreu
na manhã de ontem a derrapagem do avião da Gol.
A mensagem diz que "dá
para contar nos dedos" o
número de pistas que operam ILS, sistema de pouso
por instrumentos que determina com precisão a
trajetória que a aeronave
deve seguir, permitindo
aos pilotos a aterrissagem
em condições meteorológicas desfavoráveis.
"As que operam muitas
vezes ficam meses fora do
ar, as vezes anos, é uma
completa vergonha! Pense
na 27 de Guarulhos, que
vergonha uma aeronave
estrangeira chegar de 12
horas de vôo e ter que fazer um procedimento
NDB [procedimento de
pouso através de sinais de
rádio, considerado como o
mais simples]! A 29 de
Brasília (nunca deram
conta de arrumar o Glide
Slope [equipamento que
faz parte do ILS], incompetência, falta de vontade?), a 35 de Congonhas
parece estar indo para o
mesmo caminho".
O incidente do avião da
Gol ontem ocorreu na pista 35 L do aeroporto de
Congonhas.
A mensagem ainda faz
referências à precariedade
da iluminação nas pistas
dos aeroportos do país. "A
iluminação central, que
muitas vezes faz a diferença entre um pouso tranqüilo ou mais trabalhoso,
deve existir só em 3 ou 4
pistas em todo o país".
Outro assunto é a comunicação com o controle de
tráfego aéreo, classificada
como "precária". "Nunca
respondem na primeira
chamada... raramente na
segunda. É um controlador só falando em várias
freqüências ao mesmo
tempo". Em outro trecho,
diz: "Vamos nos unir contra essa porcaria de estrutura que nos oferecem".
Reformas
O Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas) soltou comunicado
ontem informando que
alertou a Anac em julho
deste ano sobre a necessidade de realizar reformas
nas pistas do aeroporto de
Congonhas.
(MP)
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