São Paulo, Domingo, 07 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE
Realizado em todo o país, teste é parte da Semana do Trauma
Ministério simula choque para treinar equipes de resgate


da Reportagem Local

A explosão de um vagão durante choque entre uma locomotiva e um ônibus causou "pânico" e deixou um saldo de 124 "feridos" e oito "mortos" no pátio de manobras da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), na Lapa (zona oeste).
Esse foi o resultado de uma impressionante simulação realizada ontem, no Dia Nacional da Simulação de Desastre, como parte da Semana Nacional do Trauma, que começou no último dia 4 e segue até dia 11.
Outros 17 Estados realizaram simulados de desastres, mas o treinamento em São Paulo foi o mais complexo e envolveu 250 homens e 40 viaturas dos bombeiros, seis helicópteros (dois da PM, dois da FAB e dois de empresas particulares), mobilizando, no total, cerca de 900 pessoas -as cem "vítimas" foram atendidas por 500 pessoas no local da simulação e outras 300 ficaram na retaguarda hospitalar.
O objetivo do treinamento era o de integrar as entidades que atuam em situações de emergência, como a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e os hospitais públicos e privados.
Representantes de todos os serviços devem se reunir nesta semana para avaliar a eficiência -e as deficiências- dos serviços de resgate em desastres com múltiplas vítimas.
Cerca de 130 mil pessoas morrem no país por traumas ou "causas externas" -homicídios, acidentes de trânsito, afogamentos, desabamentos etc.
"Os custos diretos e indiretos dessas ocorrências superam os R$ 15 bilhões. Com melhor prevenção e agilidade no resgate as vítimas podem cair pela metade, assim como os custos", disse o ministro José Serra, presente no simulado. Segundo ele, é preciso intensificar a campanha contra o alcoolismo, um dos principais fatores geradores de violência e traumas. A Semana Nacional do Trauma é coordenada pela Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado, com apoio do Ministério da Saúde, do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.


Texto Anterior: Diretor de "Clube da Luta" rebate críticas de violência
Próximo Texto: Violência: Advogado é morto ao fugir de ladrões na zona sul
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.