São Paulo, sexta-feira, 07 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

perfil

Paciente com câncer era sua especialidade

DA REPORTAGEM LOCAL

A psicóloga Renata Novaes Pinto era a responsável, no departamento de psiquiatria da Unifesp, pelo atendimento de pacientes com câncer -muitos com pouco tempo de vida pela frente.
Ela também realizava pesquisas acadêmicas e dava aulas de psicologia no curso de medicina e na pós-graduação da universidade. Renata estudava principalmente a necessidade do diálogo entre os médicos e os pacientes que acabaram de descobrir um câncer. Esse foi o tema de seu trabalho de mestrado e de um artigo publicado no periódico médico "The International Journal of Psychiatry in Medicine".
Quando não estava trabalhando na Unifesp, Renata podia ser vista freqüentemente passeando com o filho e com o marido pelas ruas próximas à sua casa no bairro da Vila Madalena. Era considerada por vizinhos e conhecidos como uma pessoa calma, mas que dificilmente falava de sua vida pessoal.
"Não era o tipo de pessoa capaz de reagir a um assalto, por exemplo. Na última vez que veio aqui estava muito feliz e ansiosa, porque iria sair logo de férias e estava planejando ir para a praia com a família. Foi um choque grande saber da morte dela", disse sua cabeleireira, que pediu para ser identificada apenas como Marta.


Texto Anterior: Mapa da violência: Pinheiros teve 3 homicídios no 2º trimestre do ano
Próximo Texto: Após discussão, juiz mostra arma para promotor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.