São Paulo, terça-feira, 07 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para 59%, estado das calçadas é ruim ou péssimo

DA REPORTAGEM LOCAL

Se as calçadas da Grande São Paulo fossem classificadas oficialmente como formas de transporte coletivo elas teriam uma das piores avaliações entre todas as modalidades.
A pesquisa da ANTP aponta que 59% dos entrevistados consideraram ruim ou péssima a situação das calçadas em seus bairros. Entre as mulheres, que tradicionalmente usam calçados menos confortáveis, a reprovação é ainda maior: 62%.
O resultado é visto com preocupação porque um terço das viagens na região metropolitana é feita a pé, conforme a última pesquisa Origem/Destino do Metrô, e também por conta da falta de prioridade dos governos a esse tipo de melhoria. Na avenida Rebouças, por exemplo, a prefeitura inaugurou um corredor de ônibus e um túnel para os carros há mais de dois meses, mas as calçadas ainda não estão prontas.
"Quem usa transporte público sempre completa a viagem na calçada", diz Rogério Belda, vice-presidente da ANTP.
Estudo de 2003 do Ipea apontou que nove em cada mil pessoas tropeçam ou caem nas calçadas anualmente nas cidades brasileiras, principalmente devido a defeitos no piso. A pesquisa também mostrou que as quedas nas calçadas correspondiam a um em cada quatro acidentes de trânsito.


Texto Anterior: Transporte: Aprovação a ônibus sobe, mas segue baixa
Próximo Texto: Rio: Um ano depois, morte de quatro jovens ainda não foi esclarecida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.