São Paulo, domingo, 7 de dezembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lava-pés é obrigatório

da Redação

Não basta que a administração da piscina mantenha o tanque limpo e em condições de uso. Para que ela seja boa, o usuário também tem de seguir certas regras.
Por exemplo, está previsto na norma que todo frequentador deve passsar pelo chuveiro antes de usar o tanque.
Também está na regra que o lava-pés tem de ser usado. Em cada acesso do usuário à piscina, deve haver um lava-pés com cloro e água.
O que acontece, na prática, pode ser resumido nas palavras do tecnólogo da Cetesb Aquino da Silva Filho. "O usuário passa bronzeador e depois pula na piscina sem passar pela ducha. Se tem lava-pés, ele pula. O condomínio não quer gastar na compra de uma ducha."
Outras medidas de higiene são citadas pelo diretor da Vigilância Sanitária do Estado na cidade de São Paulo, Waldemar Azevedo.
"Alguns clubes colocam o lixo próximo ao tanque, o que facilita o aparecimento de ratos, que podem entrar na piscina", diz.
Além disso, ele recomenda que cadeiras e bancos de madeira estejam pintadas com tinta impermeável. "A madeira é porosa e os microorganismos podem ficar nela e contaminar outras pessoas. E a água favorece a transmissão de algumas doenças." (FSa)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.