São Paulo, domingo, 08 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Migração aumentou violência no litoral paulista, diz secretário da Segurança

DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário da Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, aponta que a migração é a principal causa do aumento da violência no litoral paulista.
A região tem perspectiva de um forte crescimento econômico nos próximos anos, especialmente devido aos investimentos que a Petrobras deve fazer em terminais e plataformas para a exploração do gás natural da bacia de Santos.
Para Marzagão, é a expectativa de criação de empregos nessa área que atrai pessoas de todo o país em busca de espaço no mercado de trabalho. Seriam esses migrantes os responsáveis pelo aumento no número de homicídios.
"Aquela região litorânea, em função da perspectiva de exploração de petróleo, de gás etc., está recebendo uma migração de pessoas que aguardam empregos. Por exemplo, em Santos, a Petrobras está para construir duas torres enormes", diz.
Em relação a Caraguatatuba, cidade que assumiu em 2008 o posto de mais violenta do Estado, Marzagão afirma que o pico de homicídios entre agosto e novembro foi ligado a drogas -disputa por pontos-de-venda e acertos de contas- e teve o envolvimento de seguranças particulares, mas que a situação já foi resolvida e, desde então, houve uma forte redução nos indicadores de violência.
"Em Caraguatatuba nós tivemos um pico de homicídios, mas nos últimos dois meses já houve diminuição. A sede do batalhão mudou de São Sebastião para Caraguatatuba. Isso por si só vai trazer um incremento maior dos meios de gestão, os meios operacionais."
Marzagão afirma que a inteligência policial é a responsável pela queda no número de homicídios no Estado e diz que esses "repiques" das mortes violentas em determinadas cidades são circunstanciais.
"Por circunstâncias de momento, há picos em determinado local. Então, tem de trabalhar, tem de ter os dados, o mapa da criminalidade, para poder fazer a cobertura [e trabalhar] para que diminua. E a única forma é com inteligência policial", diz o secretário.


Texto Anterior: Litoral é única região onde homicídio cresce
Próximo Texto: Polícia liga mortes em Caraguatatuba a tráfico de drogas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.