São Paulo, domingo, 8 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE
Apesar de chata, fotofobia não é doença

JAIRO BOUER
especial para a Folha

Só quem já enfrentou uma grande dificuldade para manter os olhos abertos em dias muito claros sabe o quanto a fotofobia -desconforto provocado pela luz- é um problema desagradável.
A fotofobia não chega a ser considerada uma doença. Na maior parte das vezes, ela é apenas uma característica de algumas pessoas (principalmente aquelas que têm olhos muito claros).
Mas, segundo a oftalmologista Magda Raquel Fincatto, em alguns casos a aversão à luz também é sinal de problemas de saúde que estão se instalando nos olhos ou em alguma outra parte do corpo.
A conjuntivite (inflamação da membrana mais externa dos olhos) pode causar dificuldade de abrir os olhos em ambientes com muita luz. Ferimentos na córnea -camada mais externa dos olhos- também podem provocar fotofobia e dor.
Nesses dois casos, o tratamento adequado dos olhos alivia a aversão à luz em poucos dias.
Quem já passou por uma grande ressaca também sabe que a fotofobia é um dos sintomas que mais incomoda. A pessoa mal pode olhar para a luz do sol que sente um profundo desconforto. Nessa situação, só mesmo repouso em quarto escuro alivia a dificuldade.
A enxaqueca é outra doença que pode ter relação íntima com a fotofobia. Algumas pessoas podem experimentar uma forte fotofobia antes de uma crise de enxaqueca. É como se fosse um aviso de que a crise está chegando. Outras têm aversão à luz quando a enxaqueca já está instalada.
Nos dois casos, o alívio vem com medicações específicas para enxaqueca e repouso em um ambiente silencioso, escuro e arejado.
Se os óculos de grau não corrigirem adequadamente a visão, a fotofobia tende a se manter.
Segundo Magda, o mais comum é que as pessoas com astigmatismo (alteração na curvatura do olho) sofram mais com a luz. Se o problema for corrigido, o desconforto também pode melhorar.
Não existe um tratamento específico para a fotofobia. Quem tem olhos claros e é muito sensível à luz só vai se beneficiar com o uso de óculos escuros que filtrem a claridade (leia texto abaixo).

Ofuscamento
A dificuldade imediata de abrir os olhos quando a pessoa passa de um ambiente mais escuro para um ambiente mais claro é conhecida como ofuscamento.
Diferentemente da fotofobia, o ofuscamento é rapidamente revertido. Assim que a pupila se contrai (veja quadro ao lado), ela reduz a quantidade de luz que entra nos olhos e a pessoa volta a enxergar sem maiores dificuldades.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.