São Paulo, domingo, 8 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIA JUSTA
Quadril padrão provoca 'desbunde' de modelos

PAULO SAMPAIO
da Reportagem Local

Está aberta a temporada de caça ao quadril 90 cm. Modelos que estejam fora da medida correm o risco de ficar fora também do MorumbiFashion, desfile de coleções que começa terça-feira. Só para fazer a comparação, o quadril de Carla Perez, musa nacional, mede 102 cm. Ela mede 1,70 m e pesa 58 kg.
A modelo Elessandra Dartora, 21 (1,77 m, 57 kg), uma das "reprovadas" nos testes do MorumbiFashion, conta que até se esforçou. "Perdi dez quilos em cinco meses, consegui quadril 91 cm, mas não fui aprovada em nenhum dos 'castings'", diz, referindo-se às seleções feitas por 19 grifes.
Estilistas, editores de moda e diretores de desfiles se dividem. Grande parte exige os "90 cm".
"Sou rigoroso com medida de quadril, porque, se eu não padronizar, vou ter de fazer uma roupa especial para cada modelo", diz o estilista Lino Villaventura.
Porque não padronizar, então, em 91 cm ou 92 cm? "Porque 90 cm é a medida ideal. A que me deixa despreocupado. Se a roupa evidencia o quadril, fica bom, se não evidencia, também", explica.
Marcelo Sommer, que faz moda rua, considera o quadril 90 cm "irreal". "Isso não é medida de mulher brasileira. Faço roupa para ser humano real."
O editor de moda Paulo Martinez prefere trabalhar com estilistas flexíveis. "Muitas vezes, a atitude da modelo é mais importante que o tamanho do quadril."
Martinez está editando quatro desfiles e escolheu para todos a modelo Luciana Curtis, quadril 93 cm. "Ela é maravilhosa na passarela. De que serve ter uma com quadril 90 cm, mas sem carisma?"
Luciana morou em Nova York, Paris e Milão. Diz que nunca perdeu desfile por causa do quadril.
"Lá fora eles são mais relaxados. A Kate Moss, por exemplo, tem o quadril quase igual ao meu."
Para Liliana Gomes, diretora da agência Elite, uma das formas de atender a essa exigência do mercado é trabalhar com adolescentes. "Aos 13, 14 anos, as meninas ainda não têm o quadril formado."



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.