São Paulo, domingo, 8 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Índice

O garoto da hora

Ele está sendo considerado "a Shirley Mallmann da temporada". O modelo Ivan Abujamra, 20, 1,90 cm, 74 kg, sensação do MorumbiFashion, vai fazer mais aparições no evento, proporcionalmente, do que qualquer modelo mulher. Ivan vem de Nova York, onde mora, especialmente para participar de nove dos nove desfiles de grifes masculinas. E mais um, para uma grife feminina: será o único homem no desfile da Beneducci. Já tinha feito isso na Itália, para a Gucci. Desfilou também para Valentino, fotografou para a "Vogue" Itália e para Karl Lagerfeld, sem roupa. Seu cachê no Brasil é cerca de 50% maior do que o dos outros rapazes: R$ 1.500 por desfile. No exterior, ganha por volta de R$ 4.000.
Você tem um tipo bem anos 90 -magro, nada forte, cara de abandonado. Acha que teria chance se ainda exigissem dos modelos corpos aeróbicos, como nos anos 80?
Na primeira agência em que eu fiz contato no Brasil, me deram seis meses para eu ficar forte. O mercado era mais para o masculino musculoso, vamos dizer.
E o mercado internacional?
Acho que eles deram graças a Deus de achar alguém que não fosse musculoso.
Parece que agora é sexy ter aparência de assexuado.
Acho que sim. Essa indefinição é típica do pessoal da moda. As pessoas gostam dessa história de achar que não sabem o que querem, mas, no fundo, sabem.
Você sabe o que quer?
Pô, o que você acha? Eu tenho 20 anos, viajei o mundo, tenho uma namorada francesa.
Ela mora na França?
Mora.
Não é longe?
Nos vemos sempre.
Existe fidelidade?
Sim.
Você é modelo, assediado, não transa com outras?
A gente passa por várias fases. Essa da diversão já foi.
Você é assediado por homens também?
Depois que eu virei modelo, ser cantado por homem é normal. Que que eu vou fazer? Mandar todo mundo calar a boca? Mas tem de saber levar. O dono de uma agência é veado, o fotógrafo é veado, o estilista é veado , os caras que mandam são veados. Não dá para ter preconceito.
Você ficou rico, ou já era? Seus pais são ricos?
Ganhei uma grana legal. Meus pais não são ricos, eles são brasileiros: já tiveram dinheiro e já perderam tudo, sabe como é?
Eventualmente, o visual anos 90 é meio "sujinho". A gente imagina que isso facilita a vida do modelo que, por exemplo, gosta de beber. Ele vai fotografar de ressaca, barbado, e fica "lindo".
Hoje em dia a gente pode ficar mais sossegado com a aparência. Mas tem muita produção. Cada detalhe da "sujeirinha" é muito bem medido.
Você se acha bonito ou só sortudo por ter a cara dos anos 90?
Vamos dizer que existe uma bênção nisso. Mas a cara da moda muda muito rapidamente.
Você posou nu para o Karl Lagerfeld. Foi fácil?
Sim. Eu sabia o nível da coisa. O cara é gentil na mesma proporção do poder dele.
Demorou muito?
Não, foi rapidíssimo. Durou uma tarde de domingo em Paris.
As mulheres modelos têm de ter quadril 90. E os homens, qual a exigência?
Homem não tem isso, graças a Deus. Se eu ainda morasse no Brasil, eu teria de estar forte. Em Nova York, eu como o que eu quero, faço esporte porque eu gosto, mas musculação, nunca.
Pessoalmente, você prefere as mulheres de quadril 90, ou não anda com a fita métrica?
Prefiro mulheres magras, desde antes de ser modelo. Mas essa história de quadril 90 é bobagem.



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.