São Paulo, segunda-feira, 08 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMBIENTE

Alckmin anunciou projeto

Parque Villa-Lobos vai passar por revitalização

DA REPORTAGEM LOCAL

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou ontem de manhã um projeto de revitalização do Parque Villa-Lobos, em Alto de Pinheiros (zona oeste de SP), inaugurado há apenas dez anos.
Na fase inicial, o projeto prevê a recuperação de banheiros e floreiras e o plantio de mudas de árvores, mas o governo não soube precisar o número total. Segundo o arquiteto Decio Tozzi, autor de proposta para o parque, hoje o Villa-Lobos tem cerca de 10 mil árvores. Quando estiver completo, deve ter 50 mil, de 300 espécies.
No início de sua fala, Alckmin pediu "desculpas" pelo abandono do parque. "Estive aqui no Carnaval e havia mais de dois palmos de grama", afirmou o governador.
O parque ainda tem poucas árvores e muito concreto. Sua área é a metade da prevista originalmente. Tem 350 mil m2 abertos ao público e deve chegar, em algum momento, a 700 mil m2. "O Ibirapuera não está ficando pronto só agora?", disse o arquiteto Tozzi, em referência à construção de um auditório no parque mais famoso da cidade, inaugurado há 50 anos.
O secretário do Meio Ambiente, José Goldemberg, afirmou que o objetivo é recuperar os 92 parques estaduais de São Paulo. No próximo final de semana, Alckmin vai anunciar um projeto de R$ 2 milhões para o Parque Ecológico do Tietê (zona leste). O tucano lançou ontem o conselho de orientação do parque, para a participação da sociedade civil, a exemplo dos conselhos gestores criados pela prefeitura paulistana.
Antes, o governador esteve na primeira delegacia de defesa da mulher do Estado, na praça da Sé, criada em 6 de agosto de 1985. Para aproveitar o Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje, Alckmin anunciou a ampliação de um convênio com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para prestar assistência jurídica a mulheres que sofrem agressões.



Texto Anterior: Drogas: Polícia apreende 320 kg de maconha
Próximo Texto: Febem: Voluntários estimulam reflexão de internos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.