São Paulo, domingo, 08 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Instituto dos Arquitetos do Brasil deve reformar sua sede até o final deste ano

DA REPORTAGEM LOCAL

O IAB-SP (Instituto dos Arquitetos do Brasil) está empenhado em reverter o ditado "Casa de ferreiro, espeto de pau". Sua sede no centro de São Paulo, tombada e ícone da arquitetura modernista, deve ser restaurada e reformada até o final deste ano. Enquanto a recuperação combaterá infiltrações de paredes e oxidação de esquadrias, a reforma dará novos usos ao local, que pode ganhar livraria, café e até jardim na cobertura.
A proposta de restauro deve ser apresentada ao Departamento de Patrimônio Histórico ainda neste mês.
Uma vez aprovada, será encaminhada ao Ministério da Cultura, para tentar obter recursos pela Lei Rouanet. É a primeira vez que o prédio, inaugurado em 1953 com projeto de Rino Levi (1901-1965), expoente da arquitetura moderna, é restaurado, apesar de já ter havido intervenções pontuais.
Rosana Ferrari, presidente do IAB, diz que não saber quanto custará a obra, que deve ficar pronta antes da Bienal de Arquitetura, cuja abertura está prevista para ocorrer em novembro.
A estreita entrada pela rua Bento Freitas será substituída por outra, pela rua General Jardim, com porta de vidro corrente. No hall, livraria e café estarão abertos ao público, assim como a biblioteca do mezanino. O topo do prédio, que tem vista para o Copan, deve ganhar um jardim para abrigar eventos. (MARIANA BARROS)


Texto Anterior: Contra a violência: Para se proteger, elas contam com a ajuda deles
Próximo Texto: Cardeal do Vaticano defende excomunhão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.