São Paulo, Segunda-feira, 08 de Março de 1999
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Veja como é o cálculo do índice

da Reportagem Local

O índice de popularidade foi elaborado pelo Datafolha a partir de uma metodologia usada há mais de 30 anos nos EUA para medir a confiança do consumidor.
Desenvolvido pela Universidade de Michigan em seu Índice do Sentimento do Consumidor, esse método baseia-se na subtração do percentual de avaliações positivas (bom e ótimo) pelo percentual de avaliações classificadas como negativas (ruim e péssimo).
A esse total, soma-se 100 para evitar que o resultado seja um número negativo. A escala de variação do índice vai, portanto, de 0 (zero) a 200 -onde 0 é a reprovação total, e 200, a aprovação absoluta. Um índice próximo a 100 representa neutralidade.
No caso da última pesquisa sobre o governo Celso Pitta, por exemplo, a conta feita foi: 9 menos 63 igual a 54 negativo que, somado a 100, resulta em 46.
O primeiro número corresponde aos 9% de bom e ótimo, e o segundo número, aos 63% de ruim e péssimo. (JRT)



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