São Paulo, segunda-feira, 08 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vitimologia estuda abordagens

DA REPORTAGEM LOCAL

O comportamento das pessoas, mesmo inconsciente, pode estimular ou evitar as abordagens de assaltantes e sequestradores. O método que os criminosos usam para escolher suas vítimas é tão sofisticado que ganhou uma ciência para estudá-lo: a vitimologia.
A disciplina reúne especialistas de outros ramos do conhecimento, como do direito, da medicina, da psicologia, da sociologia, para tentar entender o que leva uma determinada pessoa a ser assaltada, por exemplo, em detrimento de outra potencial vítima.
Os estudiosos da vitimologia tentam responder a uma indagação comum entre as vítimas de crimes em geral: "Por que eu?".

História
No Brasil, a vitimologia faz parte do currículo de academias das polícias Civil e Militar e conta ainda com a Sociedade Brasileira de Vitimologia, criada em 1984, para divulgar o conhecimento na área.
No início, a vitimologia era encarada como o inverso da criminologia (ciência que estuda o comportamento dos criminosos). Depois, abriu o leque de estudos para estudar vítimas não só de crimes, mas também de acidentes e catástrofes naturais.(RE)

Texto Anterior: Tenha cuidado com empregados
Próximo Texto: Cresce a procura pelos blindados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.