São Paulo, segunda-feira, 08 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tenha cuidado com empregados

DA REPORTAGEM LOCAL

Os crimes de sequestro, geralmente mais elaborados, são difíceis de prevenir. Com o crescimento da violência (no Estado de São Paulo foram pelo menos 307 sequestros em 2001, contra 63 em 2000) cursos especiais, geralmente sigilosos, surgem no mercado com orientações contra o crime.
A principal dica dos cursos é ter cuidado com os empregados de casa ou do escritório. Segundo a divisão anti-sequestro da polícia do Rio de Janeiro, em até 90% dos casos foram os empregados que passaram informações sobre a rotina da vítima.
Para evitar o problema, o ideal é verificar o histórico da pessoa contratada, conferindo se ela tem ficha criminal e checando referências de antigos patrões.
Da mesma forma, procure descobrir o endereço residencial do empregado e verificar se ele mora realmente lá. Outra dica é usar caminhos alternativos para ir aos locais mais rotineiros, como a escola dos filhos ou o trabalho.
Segundo a Secretaria da Segurança do Rio, cerca de 70% das pessoas que já foram sequestradas perceberam, dias antes do crime, suspeitos rondando sua casa. As vítimas relataram também telefonemas estranhos. (RE)


Texto Anterior: Violência: Aprenda a reduzir o risco de ser vítima
Próximo Texto: Vitimologia estuda abordagens
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.