São Paulo, sexta, 8 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRANSPORTE
Resultado do prêmio, que será entregue segunda-feira, sai pela Loteria Federal
Perueiros clandestinos sorteiam TV

MALU GASPAR
da Reportagem Local

Os perueiros clandestinos de São Paulo estão recorrendo a sorteio de televisão e outras formas de marketing para ganhar credibilidade entre a população e aumentar o número de "clientes".
Na zona sudoeste da cidade, os donos de lotações clandestinas estão sorteando uma TV em cores de 20 polegadas aos passageiros que respondem a uma pesquisa sobre a qualidade do serviço.
O pagamento do prêmio, que deve ser entregue na próxima segunda-feira, está sendo rateado entre os 18 perueiros que fazem a linha Metrô Conceição-Vila Santa Catarina.
Cada cupom tem um número, que concorre ao prêmio pelo sorteio da Loteria Federal de amanhã.
"Resolvemos fazer essa promoção para presentear os passageiros que estão todos os dias com a gente", diz o coordenador da linha, o perueiro Damião, que não quis dar o sobrenome.
Foram impressos 10 mil cupons. Segundo os cálculos dos perueiros, cerca de 1.800 pessoas por dia usam a linha, que tem 18 peruas.
Os cupons trazem perguntas sobre qualidade do serviço e pedidos de sugestões.
"A maioria pede que a gente troque as kombis pelas vans, que coloque mais peruas e alguns pedem até cafezinho. O que a gente quer é poder atender a todo mundo", diz o perueiro Eli.
Para a passageira Cecília Kawasaki, que usa a lotação todo dia para levar os filhos à escola, a idéia do sorteio foi boa. "Acho ótimo poder concorrer a uma TV e dar opinião sobre a lotação. Acho que o serviço é bom."
Para o perueiro Rubens, um dos motivos para agradar o passageiro é a iminência da implantação das catracas eletrônicas.
Isso porque a maioria das lotações aceita como pagamento o vale transporte, que seria substituído por bilhetes semelhantes ao do Metrô. "Precisamos que eles continuem fiéis à perua", diz Rubens.
Segundo os perueiros, uma pessoa está sendo paga para compilar as respostas.
Segundo a secretaria dos Transportes da cidade, há em São Paulo 2.700 perueiros legalizados e estimativas antigas davam conta de 3 mil clandestinos.
A assessoria de imprensa da secretaria disse que não tem competência para impedir a realização do concurso, embora essa linha não seja legalizada.
Mas, segundo a secretaria, a fiscalização nessa área deverá ser incrementada e os veículos clandestinos poderão ser apreendidos.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.