São Paulo, sexta-feira, 08 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo defende política de redução de danos a usuário

DA REPORTAGEM LOCAL

Em sua política de propor a redução de danos para os usuários de drogas, o Ministério da Saúde recomenda aos consumidores de cocaína que utilizem um canudo individual para aspiração, segundo a assessoria de imprensa do órgão.
A orientação foi utilizada pela Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo para redigir a cartilha do evento, que leva o nome de "Tenho orgulho e me cuido".
"Da forma como está escrito no panfleto, com sugestão para não usar dinheiro para aspirar, não é como diz o Ministério da Saúde. Mas as informações sobre o não-compartilhamento de canudinhos estão de acordo com nossa recomendação", diz Eduardo Barbosa, diretor-adjunto do Programa Nacional DST e Aids.
Segundo o Ministério da Saúde, compartilhar canudos oferece risco de transmissão de doenças como Aids e hepatites, pelo contato do canudo com ferimentos das mucosas.
"Fumar o mesmo baseado também oferece riscos de doenças como hepatite, porque há troca de secreções", diz Barbosa. Não seria o mesmo risco de se compartilhar uma lata de refrigerante? "Exatamente isso. O risco é o mesmo", afirma.
O alerta da cartilha para as hepatites traz informações sobre a doença, como a existência de vacina para o tipo B da doença e o risco de contaminação por objetos de higiene pessoal e de sexo sem preservativo. O texto diz também: "Álcool, cocaína, ectasy e anabolizantes agravam o quadro da doença".


Texto Anterior: Panfleto para Parada Gay orienta como cheirar cocaína
Próximo Texto: Feriado começa com atrasos nos aeroportos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.