São Paulo, domingo, 08 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Há 50 anos

Tribos xavantes selam a paz

DO BANCO DE DADOS

A situação em Xavantina (MT) é de normalidade, depois que as tribos xavantes areiões e capitariquaras se comprometeram a cessar as lutas. Desde maio, a rivalidade entre os dois grupos causou a morte de cinco índios. Há dois feridos graves.
O conflito começou quando os areiões mataram o cacique capitariquara, Urubuenam, para vingar a morte de um dos seus. Em resposta, duas mulheres foram mortas. Agentes do Serviço de Proteção aos Índios (SPI) e um missionário intervieram para apaziguar as tribos. ("Folha da Noite", 3/6/1958)

MÚSICA ERUDITA

FILARMÔNICA DE NY LEVA MILHARES AO CENTRO
Cerca de 30 mil pessoas lotaram o vale do Anhangabaú para ouvir a filarmônica de Nova York, na tarde de ontem. Sob a regência do maestro Dimitri Mitropoulos, foram apresentadas obras de Strauss, Brahms e Beethoven. Ao final, a execução do hino nacional emocionou o público. ("Folha da Manhã", 8/6/1958)

COMUNICAÇÃO

RÁDIO NACIONAL DE BRASÍLIA É INAUGURADA
Aberta no último dia 31, a Rádio Nacional de Brasília transmitirá os atos do governo, após a transferência da capital para o Brasil Central. Em discurso, o presidente Kubitschek enfatizou a importância da rádio para o "intercâmbio cultural das nossas comunidades regionais". ("Folha da Noite", 2/6/1958)


Texto Anterior: Danuza Leão
Próximo Texto: Estrangeiros tratam Aids de graça no Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.