São Paulo, terça-feira, 08 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jovens dizem que comprar bebida é fácil

Menos de 2% dos alunos que responderam à pesquisa dizem já não ter conseguido comprar bebidas alcoólicas

Para responsável pela coordenadoria de drogas da prefeitura, número de agentes de fiscalização é "ridículo"

Daniel Marenco/Folhapress
Adolescente bebe vinho na rua Augusta

DE SÃO PAULO

Menos de 2% dos jovens que responderam à pesquisa da Unifesp dizem ter tentado comprar bebidas alcoólicas sem sucesso.
Apesar de a venda de álcool para menores de idade ser proibida pelo ECA (Estatuo da Criança e do Adolescente)- a pena é de até dois anos de prisão- e por uma lei municipal de 2007, a maioria dos jovens encontrados pela reportagem sábado à noite disse não ter dificuldade para comprar bebidas.
Desde que a lei foi regulamentada, em 2008, em São Paulo, a prefeitura realizou 112 blitze para fiscalizar a venda de álcool para menores de idade, visitando 1.501 estabelecimentos na cidade. A norma prevê multa de R$ 4.500 e cassa o alvará de funcionamento na segunda reincidência.
A lei obriga ainda os bares a exibir o aviso: "O álcool causa dependência e, em excesso, provoca males à saúde". O estabelecimento que não tiver o cartaz é multado em R$ 1.500.
O próprio responsável pela Coordenadoria de Atenção às Drogas da prefeitura, Luiz Alberto de Oliveira, reconhece que não é suficiente.
"É um número ridículo. Tem cerca de 700 agentes vistores na cidade e 70 mil estabelecimentos cadastrados no município para venda de bebida alcoólica. Fora os irregulares e ambulantes. Não existe poder público capaz de fiscalizar essa massa", avalia Oliveira.
Para ele, a solução para a questão é o apoio da população. "É preciso que a sociedade também colabore, fazendo denúncias. Reuni mais de 200 conselheiros tutelares e os provoquei a fazer uma denúncia, cada um. Ninguém nunca me fez uma denúncia", diz Oliveira.


Texto Anterior: Análise: Consumo precoce começa com exposição à publicidade
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.