São Paulo, domingo, 08 de julho de 2007

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Cristo é eleito uma das sete novas maravilhas do mundo

Resultado saiu à noite em Lisboa; números da votação não foram divulgados

Técnico Luiz Felipe Scolari recebeu o prêmio pelo Brasil; vitória da estátua pode injetar US$ 271 milhões na economia do Rio

ITALO NOGUEIRA
DA SUCURSAL DO RIO

O Cristo Redentor, estátua no Rio de Janeiro, foi eleito uma das sete novas maravilhas do mundo. O resultado foi divulgado ontem no estádio da Luz, em Lisboa, Portugal.
A eleição, promovida pelo produtor de cinema e aviador suíço Bernard Weber, apontou como as novas maravilhas a Grande Muralha da China, as ruínas de Petra (Jordânia), Machu Picchu (Peru), Chichén Itzá (México), Coliseu (Itália) e Taj Mahal (Índia).
As pirâmides de Gizé, no Egito, única maravilha ainda existente do antigo grupo, eram hors-concours.
O ex-técnico da seleção brasileira Luiz Felipe Scolari, atual treinador de Portugal, recebeu o prêmio pelo Cristo.
Não foi divulgado o número de votos para cada uma das concorrentes. Segundo a organização, foram 90 milhões de votos pela internet, por telefone e por mensagem de texto.
Segundo estudos feitos pela equipe de Aroldo Araújo, principal coordenador da campanha, a vitória do Cristo pode injetar US$ 271 milhões na economia do Rio e criar 250 mil empregos. As sete maravilhas eleitas receberão recursos da fundação organizadora do concurso para sua manutenção.
"A escolha do Cristo potencializa a imagem internacional do Rio e seu maior ativo: a natureza. Com isso, reforça-se sua vocação de cidade global e de capital internacional do Brasil", disse, por e-mail o prefeito do Rio, Cesar Maia (DEM).
"É uma vitória que eleva ainda mais o Rio de Janeiro como um dos destinos mais desejados e admirados do mundo", afirmou o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho (PMDB), através de sua assessoria de imprensa.
Para o arquiteto Lauro Cavalcanti, da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), a natureza pode ter sido um dos trunfos para a vitória. "No Cristo, a relação entre escultura e paisagem é das mais felizes."

Ceticismo
Apesar de comemorar a eleição da estátua carioca, o historiador Milton Teixeira vê com ceticismo o peso histórico da eleição. "É uma grande jogada de marketing. Para isso funciona bastante", disse. "Daqui a alguns anos todo mundo vai esquecer."
A campanha para a eleição da estátua mobilizou políticos e artistas apenas na reta final, a cerca de dois meses do fim do concurso -os 21 finalistas foram escolhidos em janeiro de 2006. Há um mês, a projeção era de que a campanha custaria R$ 5 milhões.
Operadoras de telefonia celular deixaram de cobrar, há um mês, tarifas de quem enviasse mensagens para votar na estátua brasileira.
As antigas sete maravilhas eram Estátua de Zeus (Grécia), Templo de Artemis (Turquia), Jardins Suspensos da Babilônia (Iraque), Mausoléu de Halicarnasso (Turquia), Farol de Alexandria (Egito), Colosso de Rodes (Grécia) e as Pirâmides de Gizé (Egito).


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