São Paulo, sexta, 8 de agosto de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP é ótima experiência antropológica

MARCOS AUGUSTO GONÇALVES
Editor de Domingo

Já que a baía de Guanabara é tão gosmenta quanto o Tietê, o Arpoador desapareceu, o Leblon é um lixo cantado em prosa e verso e o Pepino passou a fazer jus ao nome, a ponte aérea deve, com certeza, ser levada em conta.
São Paulo no fim-de-semana pode ser uma ótima experiência, se não turística, ao menos antropológica. Especialmente para aqueles que acreditam que o Brasil fica entre o Leme e o morro Dois Irmãos, que todo mundo no país anda de sunga pela rua e passa a tarde comendo um peixinho no Bofetada.
Acredite, um fim-de-semana por aqui é mais promissor do que um engarrafamento na Barra da Tijuca, depois da disputa por um pedaço de areia para torrar ao sol.
Esqueça essa idéia ridícula de que praia é um privilégio, de que é o máximo. O máximo é Londres.
São Paulo, está certo, não é Londres. Mas também não tem praia. E tem até fog.
De qualquer forma, você, morador do Rio, pode vir tranquilo, que não vai estranhar muito. O prefeito daqui também é bastante esquisito. É até carioca.
Posso assegurar que, apesar das rixas, muita gente em São Paulo adora o Rio -especialmente os cariocas exilados, claro. Você verá camisas do Flamengo aqui e ali e poderá até comer bacalhau no Antiquarius. Sim, o Rio exporta restaurante para São Paulo -orgulhe-se!
Tudo isso com vantagens estupendas, como, por exemplo, não encontrar, por acaso, o Hans Donner tomando chope na esquina, não ver, por acaso, o Victor Fasano dirigindo-se para a Farme de Amoedo, e não cruzar, por acaso, com o Renato Gaúcho no Porcão.
Em compensação, dirá você... Em compensação, nada, rapaz. Vais poder acompanhar pela TV o melhor futebol do Brasil, que é esse que se joga aí em São Januário, não é mesmo? Não é lindo, meu? Ou melhor: é ishhperrtíssimo, não é mermo?


Marcos Augusto Gonçalves, carioca, mora em São Paulo há 13 anos



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.