São Paulo, sexta, 8 de agosto de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DEKASSEGUI
Jornal lança apelo para a comunidade
Japoneses vão ajudar casal no México

FAUSTO SIQUEIRA
da Agência Folha, em Santos

A comunidade japonesa no Brasil começou ontem a organizar ações de apoio ao casal de nisseis Marcelo Nakasako, 25, e Tiemi Kurita, 23. Há 11 dias, ela está em coma em um hospital na Cidade do México. A mãe de Nakasako, Neusa Coracini, 49, que mora em Santos (SP), ganhou duas passagens aéreas para ir ao México ao encontro do filho.
O jornal "São Paulo Shimbum" iria lançar na sua edição de hoje um apelo em japonês e português para que a comunidade ajude o casal. Em uma agência do banco América do Sul, em Santos, foi aberta uma conta-corrente para receber doações.
Tiemi Kurita está em coma desde o último dia 28 na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital ABC, na Cidade do México.
A diária da UTI custa US$ 2.000. A conta do hospital já supera os US$ 20 mil e não há previsão de quando Kurita deixará a UTI.
Ela passou mal e perdeu a consciência durante um vôo da Korean Airlines que trazia o casal para São Paulo. Depois de uma escala em Los Angeles (EUA), o avião fez um desvio de rota e um pouso de emergência na Cidade do México em razão do risco de vida que corria a passageira.
Neusa Coracini poderá embarcar na segunda-feira para o México em um avião da companhia Aeroperu, que ofereceu duas passagens de ida e volta.
"A comunidade japonesa faz parte da nossa empresa há muitos anos e isso é o mínimo que a gente pode fazer", disse Paula Coatti, assistente de marketing do consórcio Asas de América, que reúne as companhias Aeroperu, Aeroméxico e Mexicana.
Neusa Coracini tentava ontem apressar a emissão de um passaporte na Polícia Federal, em Santos (SP), a fim de que possa viajar na segunda-feira, no vôo das 7 horas. Do contrário, só poderá embarcar na próxima sexta-feira.
Nakasako e a mulher trabalham no Japão e estavam retornando ao Brasil para que ela fizesse um tratamento de saúde.
Koji Sakaguchi, diretor do "São Paulo Shimbum" (circulação diária de 40 mil exemplares, distribuídos no Brasil e no Japão), disse que o jornal pretende divulgar o caso para a comunidade japonesa de todo o país.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.