São Paulo, terça-feira, 08 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

NARCOTRÁFICO
Justiça de Atibaia determina prisão de 11 pessoas investigadas por CPI

A Justiça de Atibaia (65 km de SP) determinou a prisão preventiva de 11 pessoas supostamente ligadas ao tráfico de drogas no país. Elas foram investigadas pelas CPIs do Narcotráfico federal e estadual e pelo Departamento Estadual de Investigação sobre Narcóticos.
Os acusados são suspeitos de envolvimento em um amplo esquema de tráfico de drogas em São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Minas Gerais e Paraná.
O grupo agiria com base no Aeroporto de Atibaia. Os três primeiros acusados no caso são José Gomes Filho, Odarício Quirino Ribeiro Neto e José Ferreira da Silva. Gomes Filho é o único que está preso.
Gomes e Ribeiro têm hangares no aeroporto e diversos aviões em seus nomes. Eles são acusados de usar o aeroporto como local para adulteração de aviões roubados e como entreposto para a distribuição de drogas.
A rede seria abastecida, segundo o deputado estadual Renato Simões (PT), sub-relator da CPI estadual, por traficantes conhecidos da PF que fazem a conexão entre Brasil, Bolívia e Paraguai.
O principal traficante que utilizaria o esquema de tráfico aéreo seria João Morel, que está preso em Captain Bado (Paraguai). As prisões, determinadas sexta-feira pelo juiz Carlos Borges Fantacini após conclusão de um inquérito policial, são a primeira grande resposta obtida pela CPI estadual, que prioriza as investigações da rota Atibaia.

Outro lado
O advogado de Ribeiro, Renato Ramos, afirmou ontem que todas as acusações contra seu cliente são inconsistentes.
"A polícia não achou até agora um grama de droga com os três primeiros acusados no inquérito (Ribeiro, Gomes e Ferreira)", disse. Os outros acusados estão foragidos.
(DA FOLHA CAMPINAS)


Texto Anterior: Proposta de reforma no Código Penal deve chegar ao Congresso na sexta
Próximo Texto: Dois morrem em incêndio em fábrica de solventes na Baixada Fluminense
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.